domingo, 1 de maio de 2011

Sabor Real Joven 2008 #cbe


Tinto, 100% Tempranillo (Tinta del Toro)
País: Espanha - Toro
Preço: R$ 35
O tema da Confraria Brasileira de Enoblogs deste mês foi escolhido pela Fabiana do Escrivinhos: "um tempranillo de qualquer faixa de preço".
E aqui está o meu... Um da região do Toro, de um produtor fundado em 2005, uma empresa que nasceu da união de 20 agricultores da região e que possuí vinhas centenárias...
No caso deste Joven as vinhas tinham "apenas" 70 anos... pouco, não? Percebemos essa idade na concentração do vinho e principalmente no seu equilíbrio. Possuí cor rubí ainda com reflexo violáceo e abundantes lágrimas.
Os aromas remeteram a frutas vermelhas e negras maduras, chocolate, minerais, café e pimenta. Na boca tem estrutura, concentração, mas sem perder a elegância européia! Boa acidez e boa persistência, confirma a pimenta no retrogosto. E o álcool? Não deu nenhum sinal de vida.
Podemos guardá-lo mais uns anos, 03 com certeza, talvez até mais... Pode acompanhar risotos parrudos, e carnes em geral, até mesmo um bom churrasco, mas acho que com cordeiro assado será fantásitico! Acompanhado de um risoto então...
Forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!