sábado, 13 de março de 2010

Montando a Adega - Argentina

A Aregentina cresceu muito no mundo do vinho nos últimos anos. No nosso mercado nem se fala, ainda não bateu o Chile, mas se bobear... E isso ocorre pela boa qualidade dos vinhos dos hermanos. Qualidade e bom preço!
Para essa verdadeira desafio, recomendar 05 rótulos para se iniciar uma adega, convidei o amigo Daniel Perches (Vinhos de Corte), afinal ele conhece muito de vinho, confira a seleção abaixo!

"Atendendo ao pedido, listo abaixo cinco vinhos da Argentina que considero boas compras para quem está começando a sua adega. Nesse caso o fator principal foi o preço, que deveria ter como teto o valor de 60 reais. Existem muitos outros que valem a pena conhecer e nem uma lista com 50 rótulos seria suficiente, mas acredito que essas já possam servir como um bom início.
Vamos às dicas:
- Alamos Selección Pinot Noir 2008
Produzido pela famosa bodega Catena Zapata, esse Pinot Noir produzido em Mendoza esbanja fruta fresca (morango, cereja). Muito bem equilibrado.
Uvas: Pinot Noir
Onde encontrar: Mistral
Preço médio: 40 reais
Características: Corpo médio, guarda de 3/5 anos. Harmoniza com pratos de molhos mais leves, queijos e peixe.
- Tempus Pleno
Esse vinho é um Best buy. Já foi vendido no Brasil por mais de 100 reais e ao mudar de importador, teve seu preço muito reduzido. Nós consumidores que saímos ganhando. O produtor faz também um mais básico (Tempus Alba) que também é muito bom, mas esse é ainda melhor.
Uvas: Cabernet Sauvignon, Malbec
Onde encontrar: Sam´s Club
Preço médio: 40 reais
Características: Corpo médio, guarda de 5/7 anos. Harmoniza com pratos de molhos fortes e carnes. Bom para acompanhar churrasco.
- Rutini Cabernet/Syrah
Os vinhos da Rutini são muito cultuados no Brasil. Esse corte de Cabernet Sauvignon com Syrah agrada pela sua força, potência e vivacidade. Ótimo para acompanhar uma comida mais forte (até apimentada).
Uvas: Cabernet Sauvignon, Syrah
Onde encontrar: Zahil
Preço médio: 65 reais
Características: Guarda de 5/7 anos. Harmoniza com pratos de molhos fortes e carnes. Bom para acompanhar churrasco, carnes grelhadas.
- Vistandes Torrontés
A uva torrontés é conhecida por ser muito aromática, com grande predomínio de florais. Em boca é leve e é uma ótima parceira para os dias quentes de verão. Agrada muito o paladar feminino.
Uvas: Torrontés
Onde encontrar: Santa Ceia Vinhos
Preço médio: 30 reais
Características: Guarda de 2/3 anos. Pode ser degustado sozinho ou acompanhando saladas e entradas leves.
- Callia Magna Viognier 2006
Pra fugir um pouco das tradicionais Chardonnay e Sauvignon Blanc, esse Viognier da Bodegas Callia é fantástico. Bom corpo, boa acidez e um frescor fantástico, com notas florais e frutas brancas jovens.
Uvas: Viognier
Onde encontrar: Decanter
Preço médio: 45 reais
Características: Leve, fácil de beber e com boa acidez. Acompanha muito bem frutos do mar.
Espero que ajude. Dicas novas são sempre bem vindas.
Abraços
Daniel Perches"
Essa lista do Daniel realmente ficou fantástica! Mas vou ousar e sugerir mais dois rótulos!
O primeiro é um varietal de Malbec, cepa ícone da Argentina, o Alta Vista Premium é uma excelente opção na minha opinião pois traz boa tipicidade e pode ser guardado por um bom tempo.
O segundo é um vinho da fria Patagônia, região com grande potencial de crescimento e que traz belos Pinot Noir's capazes de competir com os Chilenos, é o caso do Bodegas del Fin del Mundo Pinot Noir Reserva que ano após ano vem mostrando consistência e qualidade.
Forte Abraço!

Um comentário:

  1. Cris, ótimas sugestões as suas. Realmente, definir 5 rótulos é um grande desafio. Eu gostaria de sugerir uma adega inteira só de vinhos argentinos! :))
    Abraços

    Daniel

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!