sábado, 13 de junho de 2009

Degustação Dessilani

Chegamos a maravilhosa bota! A Itália tem vinhos excepcicionais, tem autenticidade, originalidade, tem sabor e o vinho italiano harmoniza maravilhosamente com comida.

Há algum tempo participei de uma degustação da Dessilani, produtor do maravilhos Piemonte, terra da soberana Nebbiolo. Conhecí seis vinhos interessantes, destaque pra mim foi o Gattinara (confira no Nosso Vinho), mas o Ghemme tem sua tipicidade, sem falar no Barbera muito bem feito e no Barolo, um infanticídio! Precisava ainda de uns dez anos na garrafa... Percebe-se que fiquei encantado com a qualidade.

A Degustação doi dirigida pelo carismático Sr Enzo Lucca, sócio-proprietário da vinícola. O importador Mercovino estava representada na figura simpática de André Maculan. A degustação mais uma vez foi promovida pela Excelência Vinhos e pela ABS- Campinas.

O Piemonte fica a noroeste da bota, é responsável por cinco regiões vinícolas importantes e conhecidas: Barolo, Barbaresco, Barbera, Alba e Asti.

O relevo da região é marcado pelos Alpes (Piemonte = "aos pés das montanhas") e pelos seus vales com muitos rios. Obviamente os invernos são severos mas os verões são quentes, nada excessivo. O detalhe aqui é o longo outono... essa é a chave para o sucesso da Nebbiolo, uva de maturação tardia, ela se beneficia desse época do ano.

A Azienda Vitivinicola Dessilani Luigi e Figlio do Piemonte é secular, data de 1892 e tem muita tradição. Inclusive fornecendo uvas para outros produtores.

Bom, e os vinhos mesmo? Não encontrei minhas anotações... Mas posso adiantar que todos valem a pena! O Gavi (branco) pela sua leveza e mineralidade, o Barbera pela sua fruta marcante, o Nebbiolo pelo seu potencial gastronômico, o Ghemme pelos seus tanino redondos, o Barolo pelo seu potencial de guarda e o Gattinara pela sua complexidade aromática. Mas para você conhecer um pouco melhor estes vinhos, visite a avaliação feita pela ABS-Campinas, é só clicar!

A Excelência Vinhos mais uma vez meu obrigado! Esta parceria tem sido fantástica e só posso agradecer o carinho que vocês tem por mim.

Se você é de Campinas e Região, pessoa física ou loja especializada, e se interessou por estes belos caldos italianos contate a Ana, ou o Silnei, ou o Walter, eles ficarão felizes em atendê-los.

Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!